CNLB vai realizar Assembléia Geral Ordinária entre os dias 26 e 29 em Aracaju

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil realizará entre os dias 26 a 29 de maio deste, em Aracaju, Sergipe, sua XXXV Assembleia Geral Ordinária com o tema: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade: Sal da Terra e Luz do Mundo. Será uma Assembleia com processo eletivo tendo sido apresentada apenas uma chapa para compor a presidência para o triênio 2016-2019.

Como de costume, haverá momentos de reflexão, de mística, de avaliação dos trabalhos , de deliberações, propostas e encaminhamentos das decisões tomadas para próximo triênio de caminhada do CNLB. Além do estudo a ser feito por membro da presidência sobre o documento 107 recém -aprovado pela CNBB e que discorre sobre o tema desta assembleia, a mesma contará com a contribuição de Pedro de Oliveira, assessor da CNBB que fará uma análise da realidade, realidade esta que é o espaço específico de cristãos leigo e leiga na missão que o Espírito confere à Igreja.

WP_20150605_007

Dos 40 anos de CNLB
O Conselho Nacional do Laicato do Brasil, inicialmente chamado Conselho de Nacional de Leigos, foi formado a partir do desejo muito grande da Igreja de que leigos e leigas assumissem a sua vocação laical, para uma ação mais eficaz da Igreja no mundo. Chamados pela CNBB, leigos e leigas começaram a se reunir para e chegaram à seguinte conclusão: “Para eficácia da missão do leigo/as no seu ambiente específico, o mundo, será preciso os leigos estarem organizados em Conselhos”. Surge, então, a ideia de se criar um Conselho de Leigos. Em novembro de 1975, 15 e 16, é criado o Conselho Nacional do Laicato do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro numa Assembleia Nacional dos Movimentos Leigos. Foram aprovados os estatutos, ad experimentum, por seis meses, a escolha da Comissão Executiva Nacional os Secretariados Nacionais. A partir de 1978, amplia-se o Conselho na busca de representações pastorais e das CEBs. Nos anos 80, se distribui em Conselhos Regionais e a partir daí em Conselhos Diocesanos.

Objetivos:
Todos os batizados são corresponsáveis na evangelização da sociedade, mas aos Conselhos de Leigos e Leigas é atribuída a tarefa imensa e difícil de levar esses mesmos cristãos a agirem na transformação, por dentro das estruturas sociais, sem porém deixar de fazer a sua parte no interno da Igreja.

Concluindo:
O CNLB busca articular e organizar a ação do laicato no cumprimento de sua vocação e missão na Igreja, mas sobretudo na sua presença evangelizadora na sociedade. É um espaço privilegiado onde cristãos leigos e leigas descobrem a profundidade de sua vocação! Onde se descobrem sujeitos eclesiais e constroem comunhão eclesial.

O CNLB tem como base de trabalho 4 pilares: espiritualidade, articulação, organização e formação do laicato.
As Assembleias, os Encontros Nacionais, as atividades propostas têm a aprovação do Colegiado de representantes e a presidência as encaminha. Os Conselhos Diocesanos e os Regionais são importantes órgãos de proposição e encaminhamento do Conselho em nível Nacional.
Para esta próxima Assembleia a ser realizada em Aracaju/SE, contamos com representatividade de todos os regionais brasileiros.

Agradecemos aos membros do Conselho Diocesano de Aracaju e ao Regional Nordeste que de forma muito fraternal acolhe a todos os membros representantes dos Conselhos regionais, de movimentos, pastorais, comunidades, associações e organismos representativos do laicato brasileiro para mais uma assembleia que norteará os trabalhos do laicato organizado.<<<

plugins premium WordPress