MANIFESTO DO CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL SOBRE O MOMENTO POLÍTICO ATUAL

“É missão do povo de Deus assumir o compromisso sociopolítico transformador, que nasce do amor apaixonado por Cristo”. (CNBB, Doc. 105, n. 161)

Nós, Cristãos Leigos e Leigas, reunidos na XXXV Assembleia Geral do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), nos dias 26 a 29 de maio de 2016, na cidade de Aracaju-SE, vindos de todas regiões do país, externamos nossa preocupação com o gravíssimo momento pelo qual passa a nação brasileira. É justo afirmar que há no mundo situações que exigem reflexões maduras, pois afetam a humanidade como um todo.

Dentre as preocupações de nosso Organismo, chamamos a atenção quanto ao atual sistema político brasileiro, diretamente influenciado pelo sistema econômico mundial onde se percebe o avanço do neoliberalismo em nosso meio.

O Brasil vive hoje um momento onde direitos fundamentais do ser humano e da sociedade sofrem ameaças de retrocesso ou extinção. Conquistas importantes para a sociedade brasileira, fruto de lutas e mobilizações presentes em todo o processo de formação de nossa sociedade, são atacadas violentamente, ameaçando a vida e a dignidade humana. Temas fundamentais como: previdência, orçamento para educação, saúde, direitos dos trabalhadores e programas sociais, estão sendo revisados sem a participação ampla da sociedade por um Governo interino que está impondo um programa que não teve a legitimidade do voto. Nesse quadro, os mais afetados são os pobres, negros, jovens, indígenas, mulheres, homo afetivos, dentre outros. Seus direitos e conquistas são usurpados pelo crescimento do pensamento ultraconservador, tanto em nível nacional, quanto mundial, referendado pela adoção de práticas enraizadas por fundamentalismo religioso.

Diante destas ameaças, não podemos nos furtar da necessária denúncia profética quanto aos riscos à nossa ainda jovem democracia. Entendemos que a mesma, vive hoje ameaças à sua soberania sob argumento da legalidade e do respeito à ordem vigente. A cada dia, somos inundados com informações e gravações de áudios, visivelmente seletivas em sua divulgação à sociedade, envolvendo políticos, empresários, pessoas do mundo jurídico, donos dos meios de comunicação, realizando acordos, negociatas e planos para a tomada do poder no Brasil, sem nos esquecermos que tais instrumentos já foram usados recentemente em outros países do mundo.

Nosso Organismo não comunga com tais práticas e se junta a outras vozes para fazer ecoar nossa indignação e o nosso inconformismo com o descalabro desta elite dominante acima mencionada.

Como representantes dos Cristãos Leigos e Leigas do Brasil, irmanados ao povo brasileiro que trabalha, luta e dignifica este país, alicerçados pelo Papa Francisco e seu testemunho profético, nos colocamos em estado permanente de atuação para que as ameaças ora apresentadas, não encontrem espaços para a sua efetivação em nosso meio.

Aracaju, 29 de maio de 2016.

plugins premium WordPress