Cristãos leigos e leigas. Vocação laical, o que é? Quem é o leigo(a)?

Vocação leiga, primeira e básica vocação geral de cada filho ou filha de Deus. Pelo Batismo somos feitos participantes da vida da Trindade, somos feitos cristãos leigas e leigos.

Por Wanda Conti 

Durante a caminhada da vida, alguns escolhem vocações específicas para viver sua vocação cristã, outros permanecem leigas e leigos. A Vocação leiga, como diz o Papa João Paulo II em sua encíclica Chisti Fidelis Laici, é o modo de viver o anúncio do Reino, a Boa Nova, no meio do mundo. Lidando com as realidades do mundo, buscando a transformação da Sociedade. O Papa diz que é aí que somos chamados. Que não se trata apenas de uma realidade sociológica ou antropológica mas sim é o seu lugar teologal. O próprio do cristão leiga/o é a inserção na Sociedade.

Talvez por ser uma vocação que em princípio é geral, muitas vezes nem foi considerada vocação. Mesmo a vocação matrimonial que pertence ao campo leigo também tem dificuldade de ser vista como vocação. Grande parte dos cristãos entende que vocação é apenas a sacerdotal ou religiosa.

Temos dificuldade em resgatar nosso lugar e fazer compreender nossa vocação talvez, também, porque não nos comportamos como “sal e fermento na massa”, como dizem … não fazemos a diferença. Muitas vezes vivemos como se não tivéssemos um chamamento e somos muito influenciados pelo que a Sociedade pensa e faz. Ou seja, ao invés de ser um elemento de transformação nos tornamos mais um entre tantos.

Precisamos recuperar o amor e a estima à nossa vocação. Isso se faz levando a sério os ensinamentos de Jesus de Nazaré, para nossa vida e ação.

Seremos uma nova presença no mundo, seremos transformadores da Sociedade, seremos anúncio do Reino se tivermos um encontro pessoal com Jesus e com Ele nos comprometermos. Se assumirmos com responsabilidade e autonomia nossa missão, não somente nas tarefas pastorais mas também na edificação de um Novo Mundo possível e querido por Deus. Ser leiga/o, é ser um cristão/ã batizado que sabe o quanto é importante assumir o projeto de Jesus Cristo para a Salvação de toda a Humanidade. Significa que onde quer que o cristão leiga/o esteja, é lá que estará presente o Amor misericordioso de Deus e o serviço aos irmãos, principalmente os mais necessitados e marginalizados.

Somos convidados e convocados a ler e estudar o Documento 105 da CNBB que nos iluminará na compreensão e na vivência de nossa vocação leiga.

plugins premium WordPress