Solenidade de Cristo Rei – Dia Nacional do Cristão Leigo e Leiga

Neste 20 de novembro, celebramos com os tambores e clamores do povo de Palmares, do povo de Zumbi – “Dia Nacional da Consciência Negra”, a Solenidade de Cristo Rei – “Dia Nacional do Cristão Leigo e Leiga”.

Por Marilza Schuina

Pela graça do Batismo, os cristãos leigos, as cristãs leigas têm a missão de ajudar a construir o Reino de Jesus Cristo. Somos convocados para instaurar um reinado que renove a face da terra e edifique uma nova sociedade, um novo mundo, uma nova humanidade para índios, negros, brancos, amarelos, vermelhos… “Pela graça de Deus, sou aquilo que sou, leigo na Igreja membro do Corpo de Cristo Jesus, cristão no mundo, sendo fermento, sendo sal, sendo luz”.

Jesus não deseja salvar simplesmente aqueles que O buscam. Ele se entrega para o outro e convida a todos para segui-lo. “A experiência do encontro transformador com Jesus Cristo insere seus discípulos na comunhão com a Santíssima Trindade e lhes comunica a missão de anunciar o Reino de Deus, com palavras e sinais”. (DOC. CNBB 102, n.7), um Reino de paz, de justiça e de amor.

Com Jesus, aprendemos um novo jeito de viver na comunhão, na igualdade de dignidade, na partilha dos bens, na amizade, no serviço, no perdão, na oração em comum e na alegria (DOC CNBB 100, n.74). Com Jesus aprendemos a ser sujeito. “Jesus foi verdadeiramente sujeito em seu existir. Livremente colocou sua vontade em fazer a vontade do Pai, decidiu-se incondicionalmente por Deus e pelos homens e mulheres com quem conviveu, contra os poderes do mal no mundo… Jesus é modelo de sujeito livre e responsável, capaz de opções, de decisões e de um amor incondicional”.

Em Jesus, seus seguidores e discípulos são chamados a serem verdadeiros sujeitos… A fé em Jesus nos insere em sua vida e nos convoca a ser verdadeiros sujeitos na Igreja e na Sociedade.
Em nosso tempo, em nossa sociedade, somos chamados a “agir na força do Espírito Santo”, como cristãos e cidadãos assumir sem limites a missão própria e específica do laicato na política, na economia, na cultura, na educação, na saúde, no trabalho para que os direitos fundamentais da pessoa humana, os direitos sociais e os direitos trabalhistas de nossa sociedade brasileira sejam mantidos. “Por nenhum direito a menos”, por “Mais Direitos, Mais Democracia – todos os direitos para todas as pessoas”.
“Pela força do amor, Cristo Rei atrai para si todas as pessoas de boa vontade e juntos vamos construir esse tempo que é para o bem nosso e de toda a humanidade”.

“Que tenhamos a coragem de fazer a opção pelo nosso Rei na vida, com a coerência do programa que Ele nos deixou”.

Feliz Solenidade de Cristo Rei!

Viva os cristãos leigos e leigas! Viva Zumbi dos Palmares! VIVA CRISTO REI!

Cuiabá, 20 de novembro de 2016.
Marilza José Lopes Schuina – Presidente do CNLB

plugins premium WordPress