Programa REALIDADE BRASILEIRA – Florestan Fernandes

Canal de vídeos do CNLB passa a apresentar semanalmente o documentário REALIDADE BRASILEIRA com grandes pensadores do século XX. O primeiro da série trata Florestan Fernandes

O programa Realidade Brasileira consiste na apresentação de uma série de documentários sobre os grandes pensadores brasileiros, já mortos, que marcaram o século XX. O projeto é uma parceria da TV E-Paraná com a Escola Nacional Florestan Fernandes e a Fundação Darcy Ribeiro, com apoio do Ministério da Cultura. Entre os pensadores escolhidos para compor os próximos documentários estão Caio Prado Junior, Celso Furtado, Darcy Ribeiro, Madre Cristina, Paulo Freire entre outros.

Existe pouquíssimo material sobre esses pensadores, os documentos existentes, quando audiovisuais, são de cunho autoral ou referente a fatos pessoais e história de vida, pouco dedicado ao aprofundamento de seu pensamento e obras.

Quando se trata de documentos impressos, normalmente são livros acessíveis a um público muito específico em conhecer um determinado pensador. Por isso, a série foi criada. E o diferencial é justamente a difusão massiva do conhecimento. Os documentários foram produzidos a partir da experiência dos cursos realizados nos últimos oito anos com a participação de diversos atores sociais, estudantes e lideranças de diversos movimentos sociais. Cada documentário busca trabalhar de for ma lúdica, prazerosa e fomentar o debate e a pesquisa sobre a produção intelectual desses grandes pensadores.

PRIMEIRO PROGRAMA – Florestan Fernandes

çlç~lç

Artigos Relacionados

1 Comment

  1. Clóvis José Migotto 9 de fevereiro de 2017 at 10:04

    Bom dia.

    Assisti o documentário sobre o pensamento de Florestan Fernandes. Agradeço ao Conselho do Laicato do Brasil em apresentar e divulgar esse legado. Frente ao contexto atual de regressão mental, social e espiritual que nosso país vem sofrendo (uma tendência mesmo mundial), o legado de reflexão e militância de Florestan Fernandes se mostra fundamental.
    Me coloco à disposição para continuar essa reflexão, pois sou mestrando do programa de Ciências da Religião da PUC SP, com pesquisa sobre a Poesia de Dom Pedro Casaldáliga.

    Um forte abraço.

    Clóvis José Migotto.

Leave a reply

Seu e-mail não será publicado nos comentários, mas ele é obrigatório para ser comentado *