OESTE 1 realiza encontro em Campo Grande

Estiveram presentes nos dias 11 e 12 de março Instituto Teológico João Paulo II o Bispo de Naviraí, Dom Ettore Dotti, referencial do Laicato no Regional, Pe. Moacir Miguel dos Santos, de Bataguassu, e cristãos leigos e leigas representantes das sete dioceses, de pastorais e movimentos.

O encontro teve como objetivo: “articular o trabalho dos movimentos laicais numa pastoral de conjunto, nos Conselhos Regional e Diocesanos, em sintonia com o Documento 105, em vista ao Ano do Laicato.” E como Tema: “Organização e funcionamento dos Conselhos Regional, Diocesanos e Paroquiais”. O encontro começou com uma acolhida por parte de Dom Ettore e Sergio Pedro Miotto, até então presidente da Comissão provisória do CNLB O1. Em seguida, foi feita a oração inicial animada por membros da Diocese de Naviraí.

Dando seguimento, foi apresentado o senhor Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, da CNBB, que veio assessorar este encontro; na tarde e noite do dia 11 de março de 2017, o assessor apresentou o documento 105: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5, 13-14)”, destacando uma chave de leitura e a perspectiva do Documento.

No domingo, foi iniciado com a santa missa do segundo domingo da Quaresma. Após o café, foi apresentado o AGIR do Documento 105, em vista da organização do Conselho Regional do Laicato e dos Conselhos Diocesanos, destacamos a presença neste momento, de Dom Dimas Lara, Arcebispo de Campo Grande e Presidente do Regional O1, que deu uma mensagem de incentivo e esperança quanto à organização dos cristãos leigos e leigas. Foi feita a proposta de complementar a atual Comissão Provisória e ao mesmo tempo trabalhar a criação dos Conselhos Diocesanos contando com articuladores/as de cada Diocese.

Por consenso, ficou assim definida a Comissão Provisória do CNLB Regional O1, que dará continuidade aos trabalhos:

Presidente – Moisés Batista dos Santos, Diocese de Naviraí;

Vice-presidente – Adelino Alexandre Lopes, Diocese de Coxim;

Secretário – Lucas Conceição Basílio, Diocese de Naviraí;

Secretária Adjunta – Rosilda Ribeiro Rodrigues Salomão, Diocese de Três Lagoas;

Tesoureiro – Sergio Pedro Miotto, Diocese de Naviraí;

Tesoureira Adjunta – Adélia Maria E. Azevedo, Diocese de Jardim.

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos: Carlos Augusto Azevedo, Diocese de Jardim; Rosângela de Souza, da Diocese de Corumbá e Elias Ishy de Mattos, da Diocese de Dourados. Como Suplentes do Conselho Fiscal, foram eleitos: Lamartine Costa, da Diocese de Corumbá, Jussara Auxiliadora Bulhões de Souza, da Diocese de Corumbá e Ana Maria Rodrigues, da Diocese de Dourados.
A Equipe de Articuladores/as das Dioceses, ficou assim definida:

Campo Grande – Nogueira;

Dourados – Rosana Palhano I. de Mattos;

Corumbá – João Bosco da Silva e Souza;

Coxim – Sirley Aparecida Trindade Barreto;

Jardim – Carlos Augusto Azevedo;

Três Lagoas – Rosilda Ribeiro Rodrigues Salomão; e

Naviraí – Nelson Porfírio de Pádua.

Ficou estabelecido que cada articulador/a, entrará em contato com seu Bispo Diocesano e com o Coordenador de Pastoral para, em unidade e comunhão, implementar a criação e fortalecimento dos respectivos Conselhos. Foram feitos agradecimentos ao assessor e a todos os que contribuíram e estiveram presentes no encontro; e como oração de encerramento foi feita uma reflexão sobre o aprendizado e a continuidade dos trabalhos no Regional, e a entrega de uma semente para serem levadas para as Dioceses, pastorais e Movimentos. Dom Ettore convidou a todos para a oração da Ave, Maria, pedindo a intercessão de Nossa Senhora, Cristã Leiga por excelência, e deu a bênção final de envio. Sem ais eu, Rosilda Ribeiro rodrigues Salomão, secretária Adjunta, lavrei esta ata, assinada por mim e pelos membros da presidência e Conselho Fiscal.

plugins premium WordPress