Os Cristãos Bispos em Assembléia

imprensa_53AGPor: Laudelino Augusto Azevedo.

Participamos, de 15 a 24 de abril, em Aparecida/SP, da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em nome do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, que representa os cristãos leigos e leigas das comunidades, paróquias, dioceses e das entidades filiadas de todo o país.

O tema central da Assembleia foi a elaboração das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Na verdade, na Assembleia de 2014 foi aprovada a opção por “atualizar”, ao invés de elaborar novas Diretrizes e assim foi feito. As atuais Diretrizes têm 131 parágrafos, dos quais 68 são novos. O ensinamento do Papa Francisco foi amplamente acolhido, principalmente a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” sobre “A Alegria do Evangelho”, os discursos no Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude e a recente Bula “Misericordie Vultus” ( O Rosto da Misericórdia ) em que estabelece que 2016 será o “Ano da Misericórdia”.

O tema prioritário foi “Os Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”, Documento de estudos 107, que recebeu emendas e uma nova redação e volta às bases para aprofundamento e, certamente, será o tema central da Assembleia de 2016. Houve, ainda, a eleição da nova Presidência da CNBB, como também das 12 Comissões de Pastoral e dos delegados para o Sínodo sobre a Família que será realizado em outubro, em Roma. Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília, foi eleito como novo Presidente, Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador, como Vice-presidente e Dom Leonardo Steiner re-eleito Secretário Geral.

Vários outros temas foram tratados, tanto questões internas ao Organismo, como situações da realidade brasileira e mundial. Foi apresentada uma “Análise da Conjuntura social e política” e uma sobre a realidade eclesial. Foi elaborado e aprovado um texto da série “Pensando o Brasil”, este ano a partir do enfoque da “desigualdade social”.

Foram emitidas, também, mensagens e notas sobre os 50 anos da “restauração do Diaconato Permanente no Brasil”, o “Ano da Vida Consagrada” e sobre o “momento nacional”. Nesta, se “avaliou, com apreensão, a realidade brasileira, marcada pela profunda e prolongada crise que ameaça as conquistas, a partir da Constituição Cidadã de 1988, e coloca em risco a ordem democrática do país”. Nesta nota, se reitera a participação da CNBB na Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas.

Destacamos, ainda, uma sessão solene em comemoração ao Cinquentenário do Concílio Ecumênico Vaticano II, com a participação de pastores e representantes de várias Igrejas Cristãs. Houve dois dias de Retiro Espiritual e um especial destaque para as Celebrações diárias da Eucaristia e da Liturgia das Horas.

Permanece para todos, o compromisso de fazer acontecer o que vivenciamos nestes dias. Louvamos a Deus pela Igreja, pelos nossos pastores e pedimos que dê a todos a graça da perseverança e do testemunho.

Laudelino Augusto Azevedo é Vice Presidente do CNLB

plugins premium WordPress