Ditadura nunca mais: o cristianismo e a defesa da liberdade

Há exatos cinquenta e três anos, do dia 31 de março para 1º de abril de 1964, começou uma das noites mais escuras da história de nosso país. As mesmas forças que capitanearam a queda do Brasil para um regime militar, extremamente violento e abusivo, hoje continuam a dar as cartas do jogo, fazendo com que nossa frágil democracia, hoje novamente golpeada, deteriore-se ainda mais.

Por: Felipe Magalhães Francisco

Os empobrecidos e empobrecidas de nosso país continuam a sentir na carne o peso da injustiça social, pela ganância de alguns que não temem mais esconder seus rostos e que não têm o mínimo de pudor. Olhar para nossa história é caminho importante para que não repitamos os mesmos erros. Infelizmente, uma má formação cidadã, e o rechaço da participação política, entre outros fatores, trouxeram-nos ao que hoje estamos vivendo: assistimos, boquiabertos, ao assalto do poder e a vilipendiação dos direitos dos cidadãos e cidadãs, sobretudos dos mais pobres.

Urge que recuperemos a história de luta daqueles que nos precederam na defesa da democracia, e nos inspiremos a construir um país que seja, de fato, para todos e todas, e não apenas de alguns privilegiados e ilegítimos. É preciso que unamos nossa voz, num coro forte, reafirmando, sem cessar, que ditadura nunca mais! Mesmo que essas ditaduras estejam revestidas de aparente normalidade.

Tania Rêgo / Ag Brasil

Fazendo memória, nesse 31 de março, do golpe militar, queremos, com nossa matéria especial, abordar o papel do cristianismo na luta e defesa da democracia. Que os artigos aqui propostos nos inspirem a assumirmos uma postura profética e de transformação, frente a tudo o que tem acontecido com nosso país, que significam injustiça e indignidade para a maior parte de nossa população, à mercê de forças antidemocráticas e declaradamente corruptas. A liberdade, e tudo o que ela significa, que tanto desejamos, só será realmente possível, quando todos e todas a puderem viver com dignidade e justiça.

A liberdade é essencial para a compreensão do cristianismo, pois remete à inspiração mesma de Jesus, quando nos apresenta um novo modo de viver. É o que propõe como reflexão o artigo O Cristianismo e defesa da liberdade, do filósofo Damião Fernandes dos Santos. Partindo da inspiração paulina, na Carta aos Gálatas, o autor nos ajuda a perceber que a liberdade, fundamental para o cristianismo, significa o rompimento com todas as formas de escravidão, que nos alienam da dignidade para à qual fomos criados.

É por ser profundamente evangélica, que a busca pela liberdade inspirou uma teologia que nasceu em nosso continente latino-americano. No contexto da denúncia das injustiças, em nome da fé e do Evangelho, a Teologia da Libertação foi muito importante no processo de pensar o país, com suas agruras, bem como no reavivar da esperança e na busca pela transformação da realidade. É o que nos ajuda a compreender o artigo A Teologia da Libertação e a Ditadura Civil-militar no Brasil, do teólogo jesuíta Pe. Francisco das Chagas de Albuquerque.

Um testemunho inspirador de luta pela democracia e pelos direitos humanos, tão vilipendiados em nosso Brasil atual, é o do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns (1921-2016), que pastoreou a Arquidiocese de São Paulo por vinte e oito anos. Fazendo memória de seu legado, o artigo Dom Paulo Arns: O Cardeal dos Direitos Humanos, proposto pelo teólogo Pe. Manoel Godoy, inspira-nos ao comprometimento com as causas dos mais pobres, para que a vida renda seus bons frutos, de justiça, dignidade e de paz.

plugins premium WordPress