Fórum Itinerante aborda Reforma da Previdência Social e Leis Trabalhistas

O Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 da CNBB, programou e realizou um Fórum Itinerante, em Santos/SP,  no dia 8 de abril, que reuniu agentes das Pastorais Sociais das dioceses de Mogi das Cruzes, Santos, Lorena, Bragança Paulista, Campinas, Jundiaí, São José dos Campos, Registro, Osasco e Arquidiocese de São Paulo. O Fórum também recebeu a visita do bispo diocesano de Santos, dom Tarcísio Scaramussa, SDB.

Por: Reinaldo Oliveira

O Fórum, que tem com bispo assessor o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Sul 1, om João Inácio Muller, bispo de Lorena, sentindo o grave momento social e político, pautou os importantes assuntos das Reformas da Previdência Social e Leis Trabalhistas. Para falar sobre esta pauta esteve presente Diego Ferreira Ramos Machado, coordenador da Pastoral da Ecologia.

Em sua explanação Diego pontuou a realidade atual da Previdência com sugestões para o debate, reflexão e diálogo sobre as ameaças aos direitos conquistados. Uma análise do posicionamento sobre o Regime Geral de Previdência Social proposto pelo governo Federal e, que Reforma da Previdência Social queremos? Durante sua fala muitas e importantes intervenções e contribuição do publico.

Também importante as informações da Assistente Social Maria Angélica, de Lorena/SP, que pontuou sobre ameaças aos “direitos” já conquistados pela Assistência Social, para a população e que já sofrem investidas do governo federal no sentido de modificar a Lei que determina estes benefícios. Aqui também com importantes intervenções e contribuições do público.

Num segundo momento foi lida e debatida, parágrafo por parágrafo, a manifestação da CNBB, através de nota emitida se posicionando contraria à proposta de Reforma da Previdência. Deste debate e com as consistentes informações apresentadas durante todo o dia, o Fórum Itinerante foi encerrado com as seguintes propostas:

1– Manifestação ao povo através do documento denominado “Carta de Santos/SP” sobre manifestações contrarias à Reforma da Previdência Social.

2– Que os agentes de pastorais levem as informações às suas dioceses e paróquias, com solicitação aos bispos e todo o clero, que façam a leitura da manifestação da CNBB e promovam debates com os fiéis.

 O próximo Seminário  Itinerante será na cidade de Limeira/SP, de 28 a 30 de julho.

plugins premium WordPress