Mais de 500 pessoas são esperadas no VI Encontro do CNLB

CNLB_IV_ENCONTRO_PEQ2Os Encontros Nacionais do CNLB sempre foram momentos propícios de reflexão, de propostas de ação, mas, sobretudo de celebração festiva pela alegria de nossa caminhada.

Para este VI Encontro foi escolhido em assembleia, o tema norteador “Agir, a partir dos Sinais dos Tempos na força do Espírito Santo”.

Entendemos que é Espírito Santo nos interpela e nos aponta o rumo, a direção, o sentido de nosso agir, para que sejamos co-partícipes adequados na construção do Reino e da História. Estar atentos aos “Sinais do Espírito” significa nos interrogarmos a todo o instante o que Ele quer de nós, para onde Ele aponta a nossa ação, que prática devemos ter em nosso quotidiano, para levar a cabo o nosso devir histórico, rumo à Parusia.

Isto significa tentar ver tais “Sinais” na realidade que vivemos, hoje, que Aparecida chega a chamar de “Mudança de Época” (44) . Esta reflexão é importante para embasar o nosso “agir” a partir de uma eclesiologia mais aprofundada e atualizada do Vaticano II. Também a Cristologia deve embasar o nosso “agir” que não pode partir de outro fundamento a não ser o da vivência que o Deus Encarnado teve entre nós, ou seja, aquilo que denominamos a  prática de Jesus. E também, aprofundarmos e atualizarmos  a existência do próprio CNLB.

O nosso Agir, dentro do Encontro, deverá ser construído a centenas de mãos e de corações. Um VER aprofundado, um JULGAR motivador, devem nos levar a um AGIR consequente.

Para apoio dessas reflexões há um instrumento de trabalho  preparador e motivador ao VI Encontro que poderá ser visualizado neste site. Basta clicar aqui para baixar


 

ALGUMAS ORIENTAÇÕES

O VI Encontro Nacional do Laicato do Brasil acontecerá em Mariápolis, em Vargem Grande Paulista e irá acontecer de 4 a 7 de junho/2015. São delegados natos os membros da Presidência e do Colegiado. Serão delegados também, os membros dos Regionais tirados em assembleia e 05 delegados de cada movimento ou associação filiados ao CNLB.

O Centro Mariapolis Ginetta fica à rua José Coelho Casas n. 55, Vargem Grande Paulista o telefone do local é
(11) 4158-1330 e (11) 4158-3583.
O  email é cmginetta@cmginetta.org.br

Os Regionais deverão trazer as bandeiras de seus Estados para a entrada festiva de apresentação dos Regionais participantes. Também é de tradição que tragam algum prato ou bebida típica para a confraternização.

As inscrições deverão ser feitas em cada Regional e serão repassadas para o Nacional sediado para este Encontro no Regional Sul 1. Na ficha de inscrição deverão colocar se há alguma restrição alimentar ou outras.

A Conferência de Abertura será feita pelo Dr. Jorge Cláudio Ribeiro , teólogo da PUC São Paulo. As demais palestras serão proferidas por Prof. João Décio Passos (PUCC S. Paulo) Prof. Cézar Kuzman ( PUCC RIO) Prof/teóloga Rosa Manzini e pelo sociólogo Luis Alberto Gomes de Souza.

Os participantes deverão vir preparados para reflexão em grupos, mini-plenários e plenária. Para tanto em seus crachás já estarão indicados os grupos e mini-plenários destinados.

Haverá Missa de Corpus Christi bem como festiva celebração do Jubileu dos 40 anos do CNLB.

No aguardo de aproximadamente 550 participantes, esperamos a colaboração de todas e todos na condução dos trabalhos, na pontualidade aos horários previstos na programação, bem como nas orientações gerais. Contemplados por mais uma atividade que congregará cristãos organizados em Conselhos de Leigos e Leigas, esperamos com alegria o momento  de tão significativo ENCONTRO.

plugins premium WordPress