QUEM CUIDARÁ DA ÁGUA?

Enquanto algumas pessoas fazem festa e a grande mídia gasta muito tempo com notícias sobre a condenação de Lula, muitos brasileiros e brasileiras estão assustados com o que vai acontecendo com a água. E se perguntam: quem cuidará da água?

Por Ivo Poletto

Participei nos últimos dias de um Encontro sobre Estratégias de Diálogo e Convergências com o tema Água. Tivemos oportunidade de refletir sobre os diferentes sentidos da água. Para isso, a palavra foi dada a diferentes redes de povos e movimentos sociais, sempre dialogando sobre as diferenças e buscando convergências. Em síntese, a concepção da água como bem comum e direito foi a convergência assumida pelas redes, movimentos e entidades presentes; e houve convergência também em relação à necessidade de combater a concepção das grandes empresas capitalistas de que a água não passa de um recurso que pode ser apropriado e comercializado como uma mercadoria como qualquer outra.

A decisão mais importante foi a de dar continuidade à articulação e atuação conjunta no enfrentamento dos desafios que afetam os povos do campo e da cidade em relação à água. Há desastres socioambientais causados por falta de água e por água demais. E é preciso repetir a pergunta: falta água ou chove demais por motivos naturais, ou esses eventos extremos são causados pelos maus tratos da água feitos pelas empresas e por governos?

Esse será o debate realizado em março de 2018. Por um lado, as grandes empresas interessadas em privatizar todas as águas do planeta organizarão e seu Fórum Mundial da Água, um encontro que não é da ONU, e por isso mentem quando tentam apresenta-lo como oficial. Ele é mantido pelas grandes corporações que, em nosso país, estão interessadas na privatização até dos aquíferos. Deve ser por isso que o governo ilegítimo do Temer e a Agência Nacional da Água o estão apoiando: porque seu plano de governo é entregar os bens naturais a estas empresas multinacionais.

Já os povos que defendem a água como bem comum e direito se reunirão no Fórum Paralelo Mundial da Água. Sua meta será a de garantir que a água doce do Brasil e de toda a Terra esteja a serviço da vida, no campo e nas cidades.

As grandes empresas estarão reunidas em busca de mais oportunidades de negócios com a água. Os povos estarão lutando pela água como direito da Terra e de toda a comunidade de seres vivos. De que lado você ficará?

plugins premium WordPress