CNLB participa do Pré- Congresso de Leigos e Leigas no Peru

O Conselho Episcopal Latino Americano, por meio do Departamento de Vocações e Ministérios, Departamento de Missão e Espiritualidade e Escola Social – CEBITEPAL realizaram nos dias 08 a 10 de agosto de 2017, na Casa de Retiro da Las Canonesas de La Cruz,  em Chaclacayo, província de Lima/Peru, o primeiro Pré-Congresso de Leigos – região Bolivariana, composta pelos países: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru  e Venezuela.

Por Marilza Schuina

Motivados pelas palavras do Papa Francisco, que nos tem chamado a uma “Igreja em saída”, o encontro tratou de temas como:

– “Teologia do Laicato”, “Igreja pobre para os pobres”, “Antropologia Trinitária”, “Dimensão Social da Evangelização e a presença dos Leigos na Igreja e na Sociedade”, “Os leigos e a política”, “REPAM e o compromisso dos leigos”, “Os leigos e a economia”.

Tendo presente o desafio da organização laical, aconteceu durante o encontro a primeira reunião com cinco presidentes de Conselhos Nacionais de Leigos: Conselho Boliviano de Leigos(CBL), Conselho Nacional de Leigos da Colômbia(CNL), Conselho Equatoriano de Leigos Católicos(CELCA), Conselho Nacional de Leigos da Venezuela(CNL) e Conselho Nacional do Laicato do Brasil(CNLB). Participaram também dois representantes da “Sección de Laicos da Conferencia Episcopal do Perú”. Momento rico de partilha das experiências de como se organizam os conselhos em cada país, suas estruturas e projetos.

Da reunião, surgiram algumas proposições para se pensar uma possível articulação latino-americana de leigos e leigas:

– gerar um programa de trabalho/encontro entre os diversos conselhos a partir deste processo iniciado pelo CELAM;

– intensificar a comunicação entre os conselhos através de sites e redes sociais;

– motivar o surgimento de conselhos de leigos nos países que ainda não possuem, em comunhão com as Igrejas locais de cada país;

– pensar processos formativos de um laicato consciente de sua vocação e missão, na corresponsabilidade e participação.

Este é o início de uma utopia possível para a beleza da caminhada laical na América Latina e Caribe.

plugins premium WordPress