Pentecostes na História e na Vida

Por : Laudelino Augusto

Após a “Semana de Orações pela Unidade dos Cristãos”, celebramos, neste domingo, a Solenidade de Pentecostes, o fato de ontem e de hoje, o acontecimento histórico da vinda e da presença ativa do Espírito Santo nas Comunidades Eclesiais e nas pessoas: “O Espírito Santo descerá sobre vós e dele recebereis força. Sereis, então, minhas testemunhas …” (At 1, 8).

Com o Pentecostes, verificamos a multiplicação e o crescimento das Comunidades Cristãs, a coragem e o testemunho dos mártires, o empenho para a instauração do Reino de Deus no mundo.  O Espírito Santo nos concede dons e carismas “para a utilidade de todos” (I Cor 12, 7); “para a edificação da Igreja” (I Cor 14, 12); para “renovar a face da terra” (cf Sl 103, 30). Sua obra é “encarnar o Verbo de Deus”, realizar, através de nós, fiéis cristãos, e de todos os que se abrirem ao seu impulso, o Projeto de Vida plena para todos que Jesus veio anunciar e inaugurar.

“Na força do Espírito Santo, sobre nós derramado, somos chamados a superar todo medo e timidez no testemunho explícito da fé no coração das realidades terrenas. Não basta falar de Deus. É necessário testemunhá-lo por uma vida de santidade encarnada em nossos dias.” (CNBB 45, 10-11).

Portanto, na realização de nossa missão de construtores do Reino na família, no trabalho, na política, na economia, em todos os campos da existência, devemos estar abertos e disponíveis à ação do Espírito Santo. Ele que “encarnou o Verbo de Deus”, através de Maria, quer “encarnar” o Projeto da Vida abundante para todos através de nós.

Na dinâmica do Reino, em tempos de Francisco, coloquemo-nos à disposição de Deus para que realize em nós e, através de nós, no mundo de hoje um “novo Pentecostes”.

Laudelino Augusto é vice presidente do CNLB

plugins premium WordPress