“Alegremo-nos todos no Senhor, porque nasceu no mundo o Salvador”!

Nesta época do ano vemos e ouvimos muitas mensagens de Natal! Em poucas, porém, se percebe claramente que a Festa tem uma pessoa. É Natal de Jesus! Por isso temos Festas! Qual é o lugar do dono da Festa? Parece que o Papai Noel está ocupando o lugar do Sujeito!

Por: Marilza Schuina

Qual é o lugar do Sujeito em nossa vida diária, em nossa família, em nosso trabalho profissional?

Qual é o lugar do Sujeito na sociedade, no “vasto e complicado mundo da política, da realidade social e da economia, da cultura, das ciências e das artes…”?

Qual é o lugar do Sujeito nas comunidades, nos movimentos, nas pastorais, na ação pastoral da Igreja?

Celebramos o Natal de Jesus todos os anos, muito embora parece-nos sempre a mesma coisa, como é o Sol que brilha todo dia. A dinâmica da vida, porém, nos faz acolher a Luz a cada novo dia, renovando nossa esperança na Luz Eterna, sempre Nova. Por isso, o nascimento de Jesus será sempre uma Novidade, cujo Mistério celebramos a cada ano em Tempo e Lugar diferente, seja a criança que espera o presente de Natal ou o adulto que que celebra o nascimento do Rei da Paz, em meio a violências, situações de injustiças, de corrupção, de indiferença pelo outro, de ódio, de intolerância religiosa, de preconceito, de racismo…

Por isso, queremos pedir a Jesus para que venha salvar a humanidade, consolar as famílias, confortar os enfermos, os velhos e as crianças abandonados… Que todos e todas sejam iluminados para encontrar o sentido da vida, na vida do Sujeito que celebramos no Natal.

“É Natal, Nasce a Luz que brilha nas trevas, diz o Profeta! A Luz que nos traz a Alegria, a Joia, a Justiça, a Paz, a Salvação. A Luz que nos traz o Reino dos Céus! Porque um Menino nasceu para nós… e seu nome é: «Conselheiro admirável, Deus forte, Pai para sempre, Príncipe da Paz» (Is 9,6). Natal é a Festa da Luz porque brilha Jesus que nos traz a Vida e a Esperança!” (Savelli, 2016).

“Olhemos as Estrelas, o giro da Terra… o Mistério da Vida… Então é Natal, nasce Jesus e o Papai Noel será necessário para dizer-nos o Presente da Humanidade é Jesus” (Savelli, 2016).

Acolhamos Jesus e seu Evangelho, para que, “a partir de Jesus Cristo, os cristãos leigos e leigas infundem uma inspiração de fé e de amor nos ambientes e realidades em que vivem e trabalham”. (CNBB 105, n. 185)

A todos e todas, um Feliz Natal!

Marilza José Lopes Schuina
é presidente do CNLB

plugins premium WordPress