Em todo o Brasil a Igreja celebra Corpus Christi

corpus-christiEm todo o país, dioceses e paróquias preparam nesta quinta-feira, 4 de junho, as celebrações e os tradicionais tapetes de pó de serra e sal coloridos. Trata-se da solenidade de Corpus Christi.  “É a festa da Eucaristia, que celebra o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo”, explica o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner.

A origem da festa remete à devoção eucarística iniciada na França e na Bélgica, antes do século XII. Ligada à piedade do povo cristão, a solenidade também é lembrada pela influência das visões da monja agostiniana belga, Juliana de Cornillon, que mostravam o anseio de Cristo para que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Tais visões foram decisivas para o papa Urbano IV que, em agosto de 1264, publicou a bula Transiturus de hoc mundo. O documento determinou a celebração de Corpus Christi na quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade. O Concílio Vaticano II vinculou a celebração ao mistério pascal de Jesus Cristo, dando novo significado à festividade.

Segundo dom Leonardo Steiner, a solenidade de Corpus Christi é marcada por celebrações, procissão e o enfeite das ruas. “Mas o sinal mais significativo é  a reverência a Cristo que por amor de nós fez-se pão repartido”, afirma.

Procissão

Com rito solene e cânticos, a procissão, segundo dom Leonardo Steiner, é a presença visibilizada de Jesus nas ruas e nas cidades. “Como expressão de nossa reverência e admiração, enfeitamos as ruas e lugares por onde Ele passará”, acrescenta.

A orientação da Igreja é para que a procissão aconteça após a celebração eucarística. Durante o percurso, de acordo com o costume, podem ser concedidas bênçãos eucarísticas em estações.

Tapetes

A tradição dos tapetes que ornamentam a solenidade de Corpus Christi no Brasil tem origem nos imigrantes açorianos, provenientes do arquipélago dos Açores, em Portugal. O Barroco, manifestação artística do século XVII, enriqueceu a festa com suas características e, desde a época colonial, uma profusão de cores, a música e expressões de grandeza marcam a festa.

Brasília

O arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, dom Sérgio da Rocha, preside a missa de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios, às 17h, desta quinta-feira, com a presença do clero e dos bispos auxiliares. Cerca de 500 jovens de diversas paróquias participarão da montagem dos tradicionais tapetes. Após a celebração da Eucaristia, será realizada procissão solene do Santíssimo Sacramento em torno do 1º Quadrilátero da Esplanada, em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Recordando o Ano da Paz, a procissão em que os fiéis carregam velas também será momento das bênçãos para os doentes, governantes e as famílias, seguida de uma queima de fogos.

Salvador

Na arquidiocese de Salvador (BA), além das programações de cada paróquia, será celebrada uma Missa campal às 8h30, presidida pelo bispo auxiliar dom Gilson Andrade da Silva, em frente à Igreja São Pedro dos Clérigos. Durante a procissão, o ostensório com a Eucaristia será conduzido no meio do povo, diferente dos anos anteriores, quando era levado em um carro ornamentado.

Goiânia

A celebração na arquidiocese de Goiânia (GO) acontecerá nesta quinta-feira, às 17h, na praça do Trabalhador. Há 10 anos iniciou-se a tradição em Goiânia das paróquias celebrarem juntas em um mesmo local. A confecção dos tradicionais tapetes será feita a partir das 7h e envolverá 50 paróquias.

Belo Horizonte

O arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira, preside missa no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, às 17h30, seguida de procissão, pela Avenida Afonso Pena, até a Paróquia São José, no centro da capital mineira. As duas Igrejas prepararam um tapete de serragem com cerca de um quilômetro de extensão.

Rio de Janeiro

Com o tema “Eucaristia, alimento para a esperança”, a arquidiocese do Rio Janeiro (RJ) preparou uma programação que terá início com a concentração na Igreja da Candelária, no Centro, às 15h30, quando os fiéis celebrarão as Vésperas e, em seguida, a procissão sairá em direção à Catedral de São Sebastião, na Avenida Chile. Já na Catedral, o arcebispo metropolitano, cardeal Orani João Tempesta, dará a bênção do Santíssimo Sacramento e, logo após, presidirá a missa.

Niterói

O arcebispo de Niterói (RJ), dom José Francisco Rezende Dias, presidirá duas missas na solenidade de Corpus Christi. A primeira será em São Gonçalo (RJ), às 8h, na matriz São Gonçalo de Amarante. Para esta celebração matutina, é confeccionado pelos fiéis um conjunto de 241 tapetes, considerado Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município. Na parte da tarde, dom José Francisco preside a celebração eucarística em frente à Câmara Municipal de Niterói, às 16h.

Mogi das Cruzes

O bispo de Mogi das Cruzes (SP), dom Pedro Luiz Stringhini, preside a missa de Corpus Christi na Catedral Sant’Ana, às 9h. Após a missa, os fiéis saem em procissão pelas ruas centrais da cidade.

Criciúma

O bispo de Criciúma (SC), dom Jacinto Inacio Flach presidirá missa às 15 horas, na Praça do Congresso, em Criciúma, mesmo lugar onde há 69 anos foi celebrado o Congresso Eucarístico Nacional. Do local, sairá a procissão até a Catedral. Na diocese, a paróquia São José convida os fiéis a participarem da campanha “Adorar Cristo na Eucaristia e aquecê-lo no irmão”, motivando a doação de cobertores, mantas e acolchoados que serão destinados a pessoas carentes.

Fonte: CNBB
http://www.cnbb.org.br

plugins premium WordPress