Diocese de Naviraí realiza encontro de formação em parceria com o CNLB OESTE 1

A cidade de Ivinhema localizada no sudoeste do Mato Grosso do Sul acolheu no último dia 10 de Junho as quatro paróquias, (Angélica, Jatei, Novo Horizonte do Sul e Ivinhema) que compõe a Forania, com o objetivo de formar, capacitar, articular e suscitar o laicato para o seu protagonismo numa igreja em saída, os 61 representantes dos organismos, movimentos, pastorais e das paróquias puderam estudar durante toda a manhã o Documento 105 “Cristãos Leigos e Leigas, na Igreja e na Sociedade”.

Por: ASSESCOM  CNLB OESTE 1/ NE2

Sal da Terra e luz do Mundo” (Mt 5, 13-14) e os objetivos gerais do Ano Nacional do Laicato. Os trabalhos foram conduzidos por Moisés dos Santos Batista, presidente do CNLB REGIONAL OESTE 1, que pôde levar consigo os resultados da XXXVII AGO do Laicato realizada em Belo Horizonte no começo do mês, com ele, o estandarte da sagrada família que segue visitando as dioceses e paróquias do regional  esteve presente.  Segundo Moisés, “O objetivo geral do Ano Nacional do Laicato demonstra seu belo propósito: ‘Como Igreja, povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na Igreja e na sociedade’. Como legado do Ano Nacional do Laicato será, certamente, muito amplo, a nível Regional, Diocesano e Paroquial, atingindo principalmente as nossas comunidades”.

Após breve apresentação do Ano do Laicato foi apresentado um vídeo do Papa Francisco, que tem falado com frequência sobre o valor de uma Igreja em saída. O leigo, chamado a ser luz, é convidado a iluminar o mundo com a Luz de Cristo. Que nossas atitudes de leigos atuantes possam gerar caminhos de paz e esperança para a sociedade segundo o Papa Francisco.

Além de toda a parte formativa com os trabalhos em grupos, as paróquias em parceria com o CNLB OESTE 1, puderam eleger os seus representantes para compor o Conselho foranial, cada paróquia elegeu 3 representantes, sendo os seguintes membros: Ivinhema – Valdelice de Almeida, Eunice Patrícia de Souza Mello, Maria José Manari e Neide Francisco da Silva; Novo Horizonte do Sul – Valmir, Gerson, Ana Francisca, Marcelo e Ilton; Jatei – Kalicia, Cleide, Helena e José Marcio;  Angélica – Jordelice, Paulo, Pedro e Wilson. Após apresentação dos nomes foi escolhido dentre os eleitos, dois referenciais a Nível Diocesano a Jordelice da paróquia de Angélica e a Kalicia da paróquia de Jatei.

O Encontro também teve a participação do Padre Eurico Martins- coordenador Forâneo, que celebrou a Santa Missa, Sr. Anderson coordenador Diocesano, falou sobre o trabalho do leigo e da leiga nas pequenas comunidades e setorização. Sr. Nelson Porfirio, paróquia de Angélica, representante do Conselho Regional, apresentou pistas como trabalhar nas Pequenas Comunidades, fazer visitas apresentando a Palavra de Deus, principalmente fazer a caridade, encerrando sua fala a Sra. Jordelice, também da paróquia de Angélica, apresentou um testemunho sobre a vida como leiga na sua comunidade.

O CNLB OESTE 1 com todo seu dinamismo informa que continuará as formações nas Dioceses, Forânias e Paróquias, seguindo o objetivo do Ano Nacional do Laicato com a visita do estandarte da sagrada família motivando e animando o laicato católico do regional oeste 1.

plugins premium WordPress