Representantes da Comissão Pastoral para o Laicato apresentam, em Roma, experiência do Ano Nacional do Laicato

Representantes da Comissão Episcopal Pastoral o para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) participam de um encontro promovido pelo Dicastério dos Leigos, Família e Vida sobre a “Promoção e Formação dos Fieis Leigos: Boas Práticas” que teve inicio ontem (25) e segue até a sexta-feira(28) na Casa San Juan de Ávila em Roma.

Por: CNBB
Com edição e acréscimos de Cristiano Signorelli

Segundo Dom Severino Clasen, presidente da Comissão para o Laicato, 15 conferências episcopais da África, América do Sul, América do Norte, América Central, Ásia, Oceania e Europa foram convidadas para compartilhar suas experiências e refletir sobre os processos e indicativos para a formação de leigos. “Será uma possibilidade de dialogarmos com outras conferências encorajando-as para que valorizem o laicato como vem fazendo a CNBB”, disse.

Dom Severino também informou que nesta quarta-feira, dia 26, os bispos e os integrantes da Comissão do Laicato tiveram uma Audiência Pública com o papa Francisco no período da manhã. “Manifestaremos nosso apoio ao papa e também teremos a oportunidade de falar o que está acontecendo no Ano Nacional do Laicato. Vamos mostrar ao papa que estamos com ele”, disse.

Segundo a presidente do CNLB, Marilza Lopes Schuina, os representantes brasileiros vão apresentar em Roma ainda hoje no período da tarde os seguintes trabalhos:

a) o Ano Nacional do Laicato no Brasil;

b) a experiência do Centro Nacional de Fé e Política e das Escolas de Formação;

c) formação organizada pelo Instituto de Pastoral Regional (IPAR), Regional Norte; e

d) O processo de formação desenvolvido pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil, organismo de Comunhão Eclesial que busca o aprofundamento da vocação laical.

Laudelino Augusto dos Santos, assessor da Comissão Episcopal Pastoral o para o Laicato da CNBB também integra esta comitiva que representa a conferência brasileira. Os representantes brasileiros também abordarão os vários “Cursos de Teologia” para leigos e leigas oferecidos por dioceses, regionais e faculdades.

RELATO

Uma das falas mais marcantes para os integrantes da comissão foi a do Santo Padre perguntar, com muito bom humor, do “o porque estarem alí se não são leigos clericalizados”. Afinal uma das lutas principais do CNLB é fazer com que o Leigo e Leiga estejam mais atuantes na sociedade e não somente dentro da Igreja. Segundo Marilza Schuina que nos enviou um breve relato sobre o encontro, o Papa Francisco fez bastante aceno positivo quando informado que a comissão era brasileira e aproveitou-se o momento para uma sessão de fotos.

plugins premium WordPress