Páscoa: O Amor que nos faz compreender a Ressurreição

A narrativa do texto bíblico de Jo 20, 1-9, nos relata um evento importante de nossa fé cristã, que é um mistério: o Senhor ressuscitou. “A morte de Cristo foi um aparente fracasso, ninguém o vê ressuscitar, os relatos de suas aparições parecem contraditórios. Para compreender isso, precisamos não apenas de fé, mas também de amor” (Igreja em Oração, abril de 2019).

Por: Marilza Schuina

A pergunta que podemos fazer é: temos amor para compreender? Como viver esse amor numa sociedade cada vez mais consumista, individualista, indiferente, homofóbica, preconceituosa, racista, discriminatória?

Precisamos retomar esse amor na vida diária para que tenhamos uma nova sociedade de justiça, fraternidade e solidariedade.

Precisamos retomar esse amor na vida eclesial, para que tenhamos uma Igreja libertadora, dialogal, do serviço e da escuta; uma Igreja da misericórdia, acolhedora, missionária, profética.

Que possamos, a cada dia de nossas vidas, “no vasto e complicado mundo” onde nos encontramos, seja na família, no trabalho, na política, na educação, na comunicação, na cultura, no cuidado com a Casa Comum, viver esse amor “que nos ajude a “amar como Jesus amou”, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu uma espiritualidade encarnada, caracterizada “pelo seguimento de Jesus, pela vida no Espírito, pela comunhão fraterna e pela inserção no mundo a ponto de por nós entregar a sua vida na cruz. “Não podemos querer um Cristo sem carne e sem cruz”. (CNBB, 105 n.184). Um grande abraço de compromisso! Vamos em frente, na concretude do amor que temos uns pelos outros, na defesa da vida plena para todos e todas.

Que nós, “Cristãos leigos e leigas, na Igreja e na Sociedade”, possamos ter “um novo olhar e um novo agir” para ver as dores e o sofrimento do próximo, ouvir os gritos e clamores dos oprimidos e sermos as testemunhas da ressurreição do Senhor nesse mundo sedento de AMOR!

Presidência do CNLB
Cuiabá, 20 de abril de 2018.

plugins premium WordPress