I Encontro de representantes de Associações Laicais

Conforme anunciado por este site, entre os dias 26 e 28 de junho de 2015, foi realizado o I Encontro de grupos leigos nascidos dos carismas das congregações religiosas das regiões Norte e Nordeste, na cidade de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, Ceará.

O Encontro foi promovido pela CNBB, CRB e CNLB, como forma de mapear os grupos existentes e formar este segmento do laicato das regiões supracitadas para que evangelize com renovado ardor missionário e em comunhão com as diretrizes propostas para a Igreja do Brasil.

O tema:“A missão das associações laicais na vivência dos carismas das congregações religiosas frente aos desafios atuais” teve como texto base o Documento de Estudos da CNBB, 107A. Estiveram presentes: o assessor da Comissão para o Laicato da CNBB, Laudelino Azevedo, a coordenadora da CRB NE I, Ir Áurea Marques e o representante do CNLB NE I, Erivaldo Barbosa, além de 15 religiosas, 01 sacerdote e 45 cristãos leigos e leigas de 26 Associações.

f2

Para João Cojardo, articulador do evento, “o Encontro foi bastante proveitoso, marcado pela sensibilização acerca do tema, pelo entrosamento e partilha dos participantes, pela espiritualidade missionária e pela proposta de seguimento a Jesus Cristo com vistas à construção do Reino de Deus já aqui na terra.”

Laudelino Azevedo, que assessorou o Encontro, disse que “ os cristãos leigos e leigas destas Associações já possuem uma boa base de formação e representam um grande potencial evangelizador na Igreja e na Sociedade”.

Terminado o encontro, os grupos retornaram a seus locais de origem motivados a vivenciar tudo o que partilharam sobre o protagonismo dos cristãos leigos e leigas na Igreja e no mundo.

f3

plugins premium WordPress