RESUMO: Nordeste 2 tem encontro de Fé e Política e Caitité realiza assembléia

O primeiro Encontro Regional de Fé, Política e Cidadania aconteceu no Regional Nordeste 2, em Natal-RN, neste final de semana, no Eremitério São José. O segundo acontecerá neste próximo final de semana, no Regional Leste 2, no município de Montes Claros.

No ano passado, o CEFEP com o CNLB elaboraram um projeto para encontros de Fé, Política e Cidadania a serem realizados em todos os Regionais da CNBB. Estamos iniciando agora a execução desse projeto. O Regional Nordeste 2 tem uma Escola Regional de Fé e Política bastante conhecida e frequentada. Em todos os cursos do CEFEP, os 5 já realizados, tivemos como alunos(as) um ou mais membros daquela Escola.

Agora, neste final de semana, reuniram-se quase 100 leigos e leigas, para refletirem sobre o momento histórico que estamos vivendo, e o seu agir. O que se deve ressaltar goi a grande participação, mas também o próprio nível desta. Estamos aguardando os encaminhamento stirados no sábado à tarde e no domingo de manhã e os colocaremos aqui também.
Ressaltemos a presença de D. Jaime, arcebispo de Natal. Suas palavras foram de tal encorajemento para a prática, que deixaram os participantes felicíssimos. Afinal, quando o pastor está junto, caminhamos com mais firmeza e coragem! Ressalte-se, também, a presença de dois pastores da Igreja Bethesda, de Fortaleza. Mas deve-se ressaltar, também, a grande participação de jovens. Como é reconfortante ver jovens participarem tão ativamente de um evento desses, com desenvoltura e demonstrando não só conhecimentos mas também uma coincidente prática de vida.

Assembléia em Caitité!

Nos dias 7 e 8 de agosto, os leigos e leigas da diocese de CAETITÉ, na Bahia, foram chamados a um aprofundamento na reflexão do que é ser Leigo ou Leiga nesta Igreja, neste Povo de Deus. Ao mesmo tempo, ao ser elaborada e votada nova presidência, discutiu-se muito o Leigo como Sujeito Eclesial, o que é um Conselho de Leigos numa diocese, suas atividades e planejamento.

Foi curto, pois não poderia contar com o domingo, dia 9, que seria o dia dos pais. O que animou, e muito, foi a presença de jovens vibrantes e de um laicato adulto, ativo, consciente e que quer continuar a construção de um organismo forte e atuante, na Igreja e na sociedade. Mas foi extremamente proveitoso. Isso nos leva a acreditarmos, cada vez mais, num organismo laical a serviço de uma Igreja de Jesus, sustentada por suas palavra se pelas de Francisco.

Carlos Signorelli
Rede de Assessores do CEFEP
CAP do CNLB

plugins premium WordPress