Nordeste III e CONAL de Aracaju realizaram o Encontro Regional de Fé e Política

Num clima de grande participação e de grande angústia pelo momento em que vivemos, realizou-se o Encontro Regional de Fé e Política e Cidadania que foi promovido pelo CNLB e CEFEP na cidade de Aracaju. Tivemos mais de 130 inscrições e permanentemente a presença de mais de 90% desses nos três momentos do evento.

Por Carlos Signorelli

Na sexta feira à noite tivemos a belíssima apresentação do pe. Ernanne José Pinheiro, secretário-executivo do CEFEP – Centro Nacional de fé e Política D. Helder Câmara, que discorreu, com belíssima apresentação, sobre a vida de D. Helder enquanto arcebispo de Olinda Recife. Sempre é bom recordar a figura desse homem que, hoje, teria no Papa Francisco um continuador de sua prática. Ligado aos pobres, morando em situação de simplicidade e pobreza, atendendo a todos e todas com respeito e carinho, e tendo uma atuação em defesa dos direitos humanos, esse bispo nos honrou e nos honra até agora, e nos motiva a buscarmos, cada vez mais, a construção do Reino de Deus a partir do pobre, construindo um mundo diferente onde estamos.

No sábado, de manhã, fizemos uma profunda análise da realidade do momento histórico em que estamos vivendo, bem como um olhar sobre a realidade do Brasil, que tanto nos angustia. Sim! Estamos em crise, incluindo a crise das utopias. A bem da verdade, não sabemos para onde nos dirigirmos e não temos projeto para tal.

No sábado à tarde, vimos que o cristianismo tem muito a dizer e contribuir na construção da sociedade e foi apresentada a Doutrina Social da Igreja que, com seu conteúdo construído ao logo das décadas, e com a magnífica contribuição do papa Francisco, nos mostra o teor e os valores com os quais podemos e devemos nos unir à humanidade, na construção do novo.

No domingo de manhã tivemos uma belíssima conferência do dr. Cezar Brito, ex presidente da OAB, partícipe ativo da construção da legislação que enfrentou a corrupção eleitoral (Lei 9.840 e Lei da Ficha Limpa,) re que atua, agora, em conjunto com OAB e CNBB, no projeto da Reforma Política e contra o financiamento empresarial de campanhas. Foi muito profundo, inclusive ao analisar o momento brasileiro e falar das “máscaras” de gente, políticos e não políticos, que as deixaram cair agora, na busca da construção de um país que não busque tanto a justiça e a desigualdade, mas os benefícios que sempre foram as benesses de determinados grupos.

Excelente momento de formação e participação, que foi muito ampla, e só não o foi mais por falta de tempo.

Carlos Signorelli é da CAPS – Comissão de Assessoria Permanente do CNLB

plugins premium WordPress