Presidente do CNLB, em Roma, entrega carta do organismo ao Papa Francisco

Aproveitamos a oportunidade para sugerir à Vossa Santidade que possa proclamar 2018 o Ano do Laicato, levando em consideração os 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II e sua maravilhosa teologia sobre o laicato e os 30 anos da Exortação Apostólica de São João Paulo II – Christifideles Laici sobre a “Vocação e Missão dos Leigos na Igreja e no Mundo”.

Querido Papa Francisco,

Irmão em Jesus Cristo e pastor da nossa Igreja,

Nós, cristãos leigos e leigas representantes dos Conselhos de Leigos e Leigas das (Arqui)Dioceses, Regionais e movimentos leigos reunidos como Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, para o VI Encontro Nacional do Laicato do Brasil e a XXXIV Assembleia Geral Ordinária entre os dias 04 a 07 de junho de 2015, em Vargem Grande Paulista (São Paulo – Brasil), e, recentemente, em seu Colegiado Deliberativo, dias 03 e 04 de outubro, expressamos nosso carinho à sua pessoa e nosso apoio à sua missão em conduzir a Igreja de Jesus Cristo nestes tempos de hoje de forma transparente, humanizadora e caridosa, bem como, o movimento para recuperar as boas novas do Concílio Ecumênico Vaticano II sob a benção de Maria, Mãe Aparecida.

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil, fundado em 1975, é um Organismo de comunhão eclesial, que representa, organiza e articula o laicato do Brasil para o cumprimento de sua vocação e missão na Igreja, mas, sobretudo, na sua presença evangelizadora na sociedade.

Estamos em plena unidade de ação e oração para que a reforma da Cúria Romana se torne sinal de recuperação do caminhar com os padres conciliares que nos ofereceram as riquezas do Concílio Vaticano II sob o empenho pastoral do nosso querido São João XXIII e do beato papa Paulo VI.

Acompanhamos atentamente seu caminhar entre o povo de Deus, sua sensibilidade para com as periferias existenciais, a preocupação com as situações de violência, guerra, conflito e dominação.

Acreditamos que como comunidade cristã podemos dar um testemunho ao mundo na defesa da vida, para que “A alegria do Evangelho” seja vivenciada em nossa ação pastoral e missionária, na preservação do meio ambiente,na mudançade estilo de vida, de produção e consumo, no cuidadocom nossa casa comum, a “mãe Terra”, na valorização da mulher, na transparência econômica e na busca pela nova civilização, sinal do reino deDeus.

Apoiamos a criação da Congregação para os Leigos na nova estrutura da Cúria Romana bem como as iniciativas tomadas por Vossa Santidade e pela Comissão dos Cardeais a fim de reformar as estruturas eclesiásticas que não respondem aos princípios do Evangelho.

Amado pastor, não queremos incomodá-lo, quando tantos serviços e preocupações pesam sobre o senhor. Pedimos que ore por nós,pois estamos em constante oração por suas intenções. Derrame sobre o laicato do Brasil, que neste momento reflete com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil um novo documento (em fase de estudo) sobre a vocação laical, “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”,cujo ano dedicaremos e celebraremos da Solenidade de Cristo Rei de 2017 à Solenidade de CristoRei de 2018(um ano do Laicato)e derrame sobre o laicato do mundo inteiro, suas bênçãos para que possamos efetivamente assumir nossa vocação de sujeitos da evangelização, como “sal da terra, luz do mundo e fermento na massa”.

Aproveitamos a oportunidade para sugerir à Vossa Santidade que possa proclamar 2018 o Ano do Laicato, levando em consideração os 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II e sua maravilhosa teologia sobre o laicato e os 30 anos da Exortação Apostólica de São João Paulo II – Christifideles Laici sobre a “Vocação e Missão dos Leigos na Igreja e no Mundo”.

Solicitamos ainda, que se vier ao Brasil em 2017, por ocasião das comemorações dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, possamos realizar um encontro do laicato brasileiro com Vossa Santidade.

Estamos acompanhando os passos de Vossa Santidade, que nos inspira, nos instiga e nos anima a prosseguir em busca do seguimento de Jesus, o Ressuscitado e isso nos anima a ser leigos e leigas na Igreja e na Sociedade, na construção da justiça e da solidariedade.

Reafirmamos, querido irmão em Cristo e papa, a certeza de nossa comunhão e a vontade sincera de prosseguir no serviço do Reino. Neste momento, rezemos pelo bom êxito do Sínodo sobre as Famílias e, que, o resultado do mesmo seja de verdadeira inclusão de todos os filhos e filhas de Deus em tua Igreja, em teu Reino.

Na esperança de nos encontrarmos por estes caminhos da vida, saúde, paz e bem sempre!

Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB
Fraternalmente em Cristo Jesus, Senhor da História!

Marilza José Lopes Schuina
Presidente
  CNLB

 

 

plugins premium WordPress