Presidente do CNLB NE V nos adianta com exclusividade os andamentos para a AGO em Junho

Nos dias 11 a 14 de junho de 2020 em São Luiz no Maranhão acontecerá a 39ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil. Com o tema Cristãos leigos e leigas em missão: respondendo aos novos desafios e o lema “Não ardia o nosso coração” Lc 24,32, o objetivo desta assembleia é refletir sobre a realidade eclesial-política-social em que vivemos entre outras deliberações. Para nos falar mais sobre a articulação e preparação para a assembleia a comunicação da CNLB entrevistou com a presidente do regional Nordeste 5, a senhora Maria José da Silva Ferreira Rotta.

Patricia Cabral da CNC (Comissão de Comunicação)

Comunicação: Boa tarde gostaríamos que você pudesse nos dizer o seu nome, qual a sua diocese e há quanto tempo estas na presidência do regional nordeste 5.

Maria José: Primeiramente é com muita alegria que acolhemos a comunicação da CNLB. Meu nome é Maria José da Silva Ferreira Rotta. Sou da Diocese de Caxias e estou há 5 anos na presidência do regional nordeste 5.

Comunicação: Em junho deste ano acontecera a 39a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil em São Luiz, qual a expectativa para essa assembleia geral ordenaria (AGO)

Maria José: Nossa expectativa é muito grande, acreditamos que o regional terá uma nova visão depois da AGO sobre a participação dos cristãos leigos e leigas na vida igreja no que tange principalmente seu papel transformador na sociedade.

Comunicação: Como procedeu a escolha do cartaz e qual o significa para o povo do Maranhão:

Maria José: A escolha do cartaz foi feita através de consulta entre a coordenação e depois apresentado no colegiado onde foi aprovado. Queríamos trazer a simbologia da diversidade de pessoas, campo e cidade, bem como revigorar a esperança em nossos corações a luz do texto de Lucas 24,32 que nos faz esperança através da Palavra e do Pão partilhado entre nós que é o próprio Jesus Cristo.

Comunicação: Quantas dioceses existem no regional e como estão organizados em relação ao laicato

Maria José: Somos 12 dioceses e destas estamos organizados como conselho do laicato em 10.

Comunicação: Como você a importância da cultura do Maranhão para a vivência do laicato e na vida pastoral da igreja

Maria José: O Maranhão tem uma cultura muito diversificada como por exemplo os reisados, tambor de crioulo e o Bumba boi, festas que estão inculturadas a religiosidade e a vida do povo, principalmente nas festas dos padroeiros.

Equipe de Articulação do NE V

Comunicação: Para a assembleia quantas equipes estão envolvidas em sua preparação

Maria José: Temos sete equipes, liturgia, infraestrutura, bem viver, secretaria, comunicação, animação e acolhida.

Comunicação: Nas assembleias sempre participam muitas pessoas de todos os estados do Brasil, para esta assembleia qual a quantidade de pessoas esperadas e já tem o local definido

Maria José: Esperamos cerca de 150 pessoas e o evento será realizado no São Luiz Hotel

Comunicação: Queremos agradecer a sua partilha sobre a preparação para a 39ª Assembleia Geral Ordinária da CNLB e desejamos um ótimo evento a todos e todas que estarão participando.

Maria José: Nos agradecemos essa oportunidade de podermos partilhar e esperamos todos os nossos delegados e delegadas, e convidados nos dias 11 a 14 de junho em São Luiz, desde já a alegria e nossa de acolhermos a todos e todas.

Entrevista realizado no 20 de janeiro de 2020 ao site do Conselho Nacional do Laicato do Brasil.

Assembleia acontecera no Grand Sao Luiz Hotel, no centro da cidade
plugins premium WordPress