Aconteceu a primeira coletiva de imprensa em preparação a 39ª.

Assembleia Nacional do CNLB, dia 03/06 às 13h pelo Facebook e Youtube do CNLB com as participações de Dom Dom Giovane Pereira de Melo bispo de Tocantinopolis-TO – bispo referencial para o Laicato, Laudelino Amaral da Comissão – assessor da pastoral episcopal para o Laicato da CNBB, e a Sonia Gomes – presidente do Conselho Nacional do Laicato no Brasil.

Com um ambiente de alegria e motivação, Patrícia Cabral a serviço da Comissão de Comunicação mediou a live e interagiu com os convidados.

Dom Giovane afirmou que cristãos leigos e leigas, não só do Brasil, mas do mundo inteiro, merecem atenção para que sejam motivados em seu protagonismo na Igreja e na sociedade.

Dom Giovani destacou que o magistério da igreja, especialmente, a partir do Concilio Vaticano II, como a Lumen Gentium, a Apostolicam Actuositatem; também a Christifideles Laici do São João Paulo II, o documento 62 da CNBB: Missão e Ministérios dos cristãos leigos e leigas, e mais recentemente publicado pela CNBB o documento 105 “Cristãos leigos e leigas, sal da terra e luz do mundo, à serviço da Igreja e da sociedade”, são referências, e destacam o reconhecimento da atuação dos cristãos leigos e leigas.

“A formação deve ser a prioridade para as dioceses, regionais e para a própria CNBB”, disse Dom Geovane. Para ele “não há como ser protagonista se cristãos leigos e leigas não recebem uma boa formação”, e acrescenta que é preciso investir na formação. Ressaltou que é salutar a organização do laicato como espaço próprio de organização, e citou a importância da articulação dos Conselhos do Laicato nos níveis diocesanos, regionais e Nacional, como fruto da consciência, o laicato assume seu Batismo e se organiza na Igreja e na sociedade, contribuindo para as transformações sociais necessárias em cada momento da história.

Laudelino motivou todo o laicato a participar do momento de escuta na Assembleia Eclesial do CELAM. Ao fazer memória das Conferencias espiscopais do CELAM, ele comentou que o Papa Francisco teve discernimento e sabedoria sobre a decisão de não propor outra assembleia episcopal. Francisco decidiu por uma Assembleia Eclesial, como um Sínodo, é momento de escuta, destacou. A Assembleia Eclesial é momento de ouvir todos os Organismos do Povo de Deus.

Uma importante articulação tem sido conduzida pela CNBB com representantes do CNLB, das Cebs, dos movimentos eclesiais, nas comunidades e pastorais, para que todas e todos possam ser ouvidos, em todas as realidades eclesiais nas quais vivem. E ouvir também aqueles que não participam na Igreja, nem das missas, para dialogar com estes para identificar os desafios, enquanto cristãos e como Igreja que somos.

A presidente do CNLB Nacional, Sonia Gomes, irradiando alegria cumprimenta todas as equipes de trabalho para a realização da 39ª. AGO de maneira virtual, e também todas as pessoas inscritas (total de 209). Para Sonia, as comissões a serviço dos cristãos leigos e leigas estão com uma atuação muito boa, e por outro, o laicato tem respondido às propostas de compromisso de formação, de conscientização e de atuação eclesial e social. São muitos os cristãos leigos e leigas dos Regionais e das organizações filiadas.

A expectativa da presidência é que “a Assembleia do CNLB seja feita de momentos de partilha, de troca de experiências, mesmo que virtual nos aproximaremos umas das outras, uns dos outros”, comentou.

O tema da 39ª.AGO resgata o do Documento 105, ns. 38-50 o qual trata sobre os recuos. Neste sentido Sonia destaca alguns pontos. Para ela:

a) é muito importante retomar e fazer uma reflexão sobre a consciência do ser cristãos leigos, sujeito eclesial, no interno e na sociedade. Apesar dos desafios é preciso avançar.

 b) ocupar nosso espaço na sociedade. Sobretudo este tempo de pandemia escancarou uma sociedade doente e ferida. É preciso solidarizar-se, ocupar nosso espaço público e político.

c) ter consciência do nosso papel de cristãos leigos e leigos na Igreja e na Sociedade, deixar “arder o nosso coração”, quando o Ressuscitado nos convidar para assumir nossa missão.

d) garantir que ninguém mendigue uma cesta básica, que não dependa do auxílio emergencial. Mas que todas/os tenham Trabalho, Terra e Teto, e

e) iluminar os espaços e o mundo com nosso testemunho de cristãos.

Por fim, Sonia destacou a necessidade de o laicato assumir seu papel profético. Sair para as veredas e encruzilhadas, como discípulos missionários, sair da desesperança e do entristecimento.

A festa de hoje, neste primeiro dia da 39ª. Assembleia Nacional do CNLB, aquece nosso coração para sair, para ir ao encontro de quem mais necessita de cuidado. Nossa vocação não é ser tarefeiros, destaca Sonia. Ela cita Maria Clara Bingemer quando diz se faz urgente “reinventar nosso processo de evangelização, com poesia, com entusiasmo, com alegria”. Precisamos ser testemunhas da Unidade, na defesa das mulheres, dos pobres, não com falácias, mas sim com “os mesmos sentimentos de Jesus”.

Queremos hoje com a 39ª. Assembleia Nacional, rezar a vida. São 468 mil vidas perdidas para a Covid19. Nossa solidariedade com as famílias. Sofremos, mas acreditamos na Ressurreição. O Sol da justiça brilhará.

Vamos continuar profetizando! Vamos ser pontes! Vamos, com Francisco, Realmar a Economia, realmar tudo!

Sonia concluiu com uma canção: “A casa está cheia, como faço para entrar agora? Eu entro, eu entro com as bênçãos de Nossa Senhora”.

Repercussões da Coletiva de Imprensa com Dom Geovane, Sonia e Laudelino – 03/06/2021 

Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon – Sim, Sônia Oliveira, temos que ter clareza deste momento crítico que atravessamos! Nossa gratidão a você e a toda a equipe do CNLB, como laicato consciente, profético e ousado na missão cristã.

Iara Maria Moreira Mendes – Muito bom ouvir tanta esperança !

Waldir José Bohn Gass – Corpus Christi: partilhar o pão e descer da cruz os injustiçados por este sistema que mata (pandemias sociais, sanitárias, políticas…, na perspectiva da Ressurreição, doando nossas vidas como comida e bebida que gera vida.

Clodoaldo Assis – Sem mede de sermos Igreja… Testemunha-la sempre. Defender a Vida em todas as suas formas e dimensões!

Waldir José Bohn Gass – Quanta riqueza jorrando aqui. Imagino só a assembleia!!!!

Leci Nascimento – Esta coletiva já está fazendo arder o nosso coração!!!Parabéns!

Leonides Ana – Que benção toda essa contextualização, reflexão, celebração! Gratidão pela vida de vocês. De Chapecó-SC grande abraço e ótima Assembleia.

Lucia Santana – Também quero Construir esta Civilização do Amor!

Ines de Souza – Falas que fazem arder nossos corações…. Nos motivam a buscar formação para melhor atuar enquanto leigos e leigas nos espaços da igreja e da sociedade.

Marlise Ritter – Maravilhoso este momento inicial, já estamos no espírito da Assembleia! Obrigada Sônia, Patrícia, Laudelino e Dom Geovane!

Acompanhe a 39ª. AGO nas redes sociais

 

plugins premium WordPress