Cristãos leigos e leigas em missão: respondendo aos novos desafios

A 39ª. Assembleia do CNLB foi marcada pela alegria do encontro e reencontro dos cristãos leigos e leigas, e pela disposição para recomeçar, animados pelo Espírito de Deus que nos desinstala diante dos novos desafios. E ainda, motivados pelo testemunho profético do nosso amado Papa Francisco.

Por: Celia Soares de Sousa

A mensagem da Carlúcia Maria Silva, da Comissão Nacional de Formação do CNLB, resume o que a 39ª. Assembleia Geral e Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil foi para os mais de 200 delegados e convidados integrantes dos CNLBs dos Regionais e das Organizações filiadas, deste imenso Brasil:

“Foi muito bom, animador e alentador rever tanta gente querida, conhecer novos integrantes de nossos CNLBs e participar das reflexões e debates. Reafirmamos nosso compromisso com a vida e nossa vocação batismal, sendo leigos e leigas em permanente missão, respondendo os novos desafios. Gratidão! Que Nossa Senhora da Alegria nos ajude a sempre a sermos fieis à nossa vocação-missão! ”.

As apresentações de pessoas tão queridas, com uma história de vida doada ao Organismo, foram carregadas de muita emoção. Geraldo Aguiar, Marcia e o Carlos Signorelli, Laudelino Augusto e MarilzaSchiuna, são referências de cristãos leigos e leigas que serviram com afinco em presidências anteriores do CNLB, cada um deles com suas riquezas culturais e eclesiais agregaram, e ainda hoje se dedicam, e muito, ao nosso Organismo.

Marilza destacou a presença da mulher na presidência do CNLB: “foi preciso atuar com força, sem perder a ternura”, comentou.

A demonstração de carinho e gratidão foi manifestada por muitos participantes. “Gratidão a todos os ex-presidentes pelo legado deixado para nós! Vocês são maravilhosos! Os frutos hoje colhidos devemos ao que vocês plantaram! ”, comentou Inez Gama (João Pessoa – PB).

Padre Alfredo em sua assessoria do dia 04/06,havia destacado diversos desafios para a missão do laicato tais como o torpor, a indiferença com o desmonte dos direitos e a falta de governabilidade no Brasil, comentou na sessão do dia 5 (sábado), que “as Igrejas hoje na América Latina e no Brasil precisam de um Novo Pentecostes. Nós precisamos de um vendaval, do fogo e do barulho, para a Igreja que parece estar adormecida, por medo da pandemia, com um governo negacionista.”

Para o padre “a Cruz havia adormecido os discípulos de Jesus. A Igreja nascente parecia estar traumatizada com tantos desafios. A partir do Pentecostes – do fogo do Espírito, discípulas e discípulos de Jesus, saem como missionários, sem medo, voltam para a realidade e seus desafios. O cristão leigo Daniel Seidel, comentou que “Pentecostes faz vencer o medo e sair ao encontro dos povos em suas diversidades culturais…” e para Rinaldo Gachet “Pentecostes é a linguagem a imagem mais forte da Igreja em Saída…” .

“Padre Alfredinho, nossa gratidão, suas falas nos enchem de esperança. Um grande testemunho para nós. ” Este agradecimento de Rejane Gaia, vice-presidente do CNLB Nacional, reflete a relevante contribuição trazida pelo padre que, além de refletir sobre os novos desafios, quis também apresentar horizontes para a missão dos cristãos leigos e leigas.

Ele comentou que “às vezes Deus entra, irrompe na história com uma tempestade, às vezes Deus entra na história com uma ira divina, com uma santa indignação: vemos isso em Moisés, nos profetas, em Jesus quando chicoteia o povo no Templo, e no Pentecostes”. São estas as pistas:

  1. Marcar presença, ser presença: de quem você se faz próximo?
  2. Reconquistar espaços na Igreja, dos vários modos.
  3. Pacto pela Vida. O cristianismo é um pacto com a Vida! Que alegria!
  4. Conselhos populares, retomar essa ideia, fazer barulho aí…
  5. Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe – pode ser uma experiência pra valer de sinodalidade…
  6. 6ª Semana Social Brasileira – Mutirão pela Vida por Terra, Teto e Trabalho.

“Pe. Alfredinho, você resgata de nossas entranhas, sonhos e experiências adormecidas. Lutas e lidas por vida plena em tempos não muito distantes”, essa foi uma das inúmeras mensagens carinhosas dirigidas ao assessor (por Carlúcia).

A presidente Sonia Gomes após explanar sobre a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, convidou os responsáveis para comunicar sobre cada uma das ações: CEPL – Parâmetros da Formação do Laicato e outros. Laudelino Amaral tratou de um assunto que é de extrema urgência para o laicato: a formação dos cristãos leigos e leigas.

Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, comentou que “A formação tem sido já um serviço importante que o Conselho do Laicato vem realizando a nível de Brasil e em cada Igreja local. Neste campo da formação tem merecido e deve continuar merecendo uma atenção especial, a formação na Doutrina Social, como fala o Papa Francisco na Querida Amazônia nº 75”. No entanto muitos participantes deixaram registrada sua manifestação sobrea falta de investimento para cursos de graduação, mestrado e doutorado dos cristãos leigos e leigas, especialmente nas áreas de Teologia, e com ênfase na Doutrina Social da Igreja

Outra ação foi o Pacto pela Vida e pelo Brasil (PVB). Motivada por Paulo Ricardo Sampaio da Comissão de Juventude do CNLB e do PVB, o qual destacou com a urgente necessidade de engajamento de todas e todos.

A presidente do CNLB no Sul 1, Fatima Ferre, motivou os participantes para a preparação do Grito dos Excluídos, e nas ações da 6ª. Semana Social Brasileira.

Para o Organismo dos cristãos leigos e leigas, é fundamental manter a unidade com os demais Organismos do Povo de Deus (religiosas/os, leigas consagradas, bispos, presbíteros sacerdotes, diáconos). Além da presença de Dom Ionilton, como bispo, a leiga consagrada Aparecida de Guadalupe Cafaro, presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil –  CNISB, saudou todas e todos participantes da 39ª.

AGO do CNLB: “ Quero saudar a todos em nome da Conferência dos Institutos Seculares do Brasil. Nós estamos inseridos em todas as realidades sociais. Sobre o tema discutido é realmente importante a formação em todos os níveis: humano, teológico, social, cultural, político, especialmente espiritual, como ser mais humano. Isto falta em nossa sociedade. É um desafio construir unidade, sinodalidade mais difícil ainda. Só Deus para orientar, quando o deixamos conduzir”.

Apesar deste tempo de pandemia, sem Vacina para todas/os provocando a perda de mais de 465 mil vidas, com famílias dilaceradas pela dor e sofrimento, pela fome e muitas vezes sem esperança, é preciso resistir! Neste sentido, a Assembleia do CNLB trouxe novo alento ao realizar um grande encontro virtual, com cristãos leigos e leigas, organizado por sua presidência, para estudo, mística e espiritualidade preparada pelos Regionais, partilha de experiências e motivação no engajamento das ações promovidas pelo Organismo.

Sem a possibilidade de promover o encontro nas terras maranhenses, onde certamente, teria o abraço acolhedor, com muitos sorrisos, cantos, danças e animação trazidos pelos representantes das diversas culturas deste imenso Brasil, encerramos este relato com a mensagem da Marlise Ritter do CNLB de Santa Catarina: “Gratidão por esta Assembleia e a todas e todos os envolvidos/as. A presidência na pessoa da querida Sônia, assessoria do Pe.Alfredinho. Um novo Pentecostes que nos envia aos diferentes areópagos! Coragem, fé, ousadia leigas e leigos! Um abraço com ternura e afeto!”.

plugins premium WordPress