Presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, será homenageada com a Medalha da Inconfidência

No próximo dia 21 de abril, após dois anos suspensa por causa da pandemia de Covid-19, acontecerá a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência em Ouro Preto (Região Central), marcando os 230 anos da morte de Tiradentes.

A Presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Sonia Gomes de Oliveira, será uma das agraciadas com a Medalha da Inconfidência, nesta 70ª edição da Medalha da Inconfidência, a mais alta comenda do Estado de Minas Gerais, em que teve como homenageada em edições anteriores a ex-presidente Dilma Rousseff (PT). As honrarias são divididas em quatro graus: Medalha da Inconfidência, Medalha de Honra, Grande Medalha e Grande Colar. Entre os 171 homenageados estão incluídos os indicados deste ano e de 2020, quando o evento foi cancelado por causa da pandemia em 2021 não houve indicação.

Em conversa com Sonia Gomes ela disse: “é uma alegria muito grande, fiquei muito emocionada com a notícia, primeiro por ser uma mulher preta e que tem uma trajetória no meio do povo, de fazer meu serviço muito ligado ao povo mais pobre, mais simples, e quando a UNIMONTES, através de seu Reitor Antônio Alvimar, indicar meu nome, fico muito agradecida, mas ao mesmo tempo me coloca numa responsabilidade muito grande, porque ao receber esta medalha, tantas outras recebem comigo, não é Sônia que recebe a medalha, sou somente uma representatividade de pessoas, grupos, mulheres, homens que estão no dia a dia, são muitas lutas contidas nesta medalha, e que eu acabo fazendo a representatividade. Como disse, isto gera uma responsabilidade muito grande, de continuar ainda esta luta entendendo que estou no caminho certo, e que muitas pessoas precisam deste companheirismo, desta fala e presença neste norte de minas.”

Para o Laicato brasileiro,  Sônia Gomes, receber a medalha  é uma oportunidade de confirmar e animar o laicato a assumir cada vez mais na Igreja do Brasil a opção preferencial pelos pobres e excluídos, uma cidadã e um cidadão comprometido com os valores do Evangelho.

Quem é Sônia Gomes?

Sônia Gomes, é brasileira, mineira de Montes Claros, Assistente Social. Oriunda da Arquidiocese de Montes Claros – MG, sendo representante dela em várias atividades, encontros e assembleias do CNLB Leste II há mais de 15 anos. Atuou como Presidente do CNLB Regional Leste II, por dois mandatos (2012 a 2015 e 2015 a 2018. a Comissão de Juventude em nosso Regional e Nacional. Foi Secretaria Adjunta no CNLB Nacional. Vice-Presidente do CNLB Leste II no mandato 2009 a 2012. Atualmente exerce a função de Presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (2019 até os dias atuais). Atua em diversas frentes de defesas nas causas da Mulher, Moradores de Rua, atingidos por Mineração, Conselho de Direitos, Participação Popular e outros. Cristã Leiga que alimenta sua vocação diariamente, com uma Espiritualidade Cristocêntrica Libertadora além de ser pessoa idônea, responsável, colaborando para a construção do Reino de Deus nas mais diversas realidades pastorais e sociais.

Medalha da Inconfidência

Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek, a medalha tem quatro graus: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. A cerimônia é realizada tradicionalmente em 21 de abril, Dia da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século XVIII. Todos os anos, a capital do Estado é simbolicamente transferida para Ouro Preto durante a celebração.

plugins premium WordPress