Carta do CNLB Regional Leste I sobre a conjuntura politica atual.

Nenhuma família sem teto, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhum povo sem soberania, nenhuma pessoa sem dignidade”.[1]

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil Regional Leste I (CNLB Regional Leste I) como um Organismo da Igreja Católica do Brasil, vem por meio desta alertar, para o momento que estamos vivendo. Atravessamos uma crise mundial sem precedentes incentivada por uma pandemia que assolou e ainda agride a nossa população que causou mais de 680.000[2] mortos no Brasil e um desastre na economia, devido a política econômica adotada por nossos governantes, que agrava o desemprego, que gera a fome, com aumento nunca visto no numero de pessoas em situação de rua e outros tantos graves problemas que foram subestimados pelo governo atual que se mostrou insensível à tais problemas sociais, minimizou a doença dizendo ser uma gripezinha, fez piadas imitando vítimas com “falta de ar”, não valoriza a ciência e desvaloriza a vacinação, incentivou publicamente o uso de remédios que comprovadamente sem eficácia, sem mencionar cortes de verbas nas áreas da saúde, da educação e promove a divulgação de fake news.

As análises comprovam que se a pandemia fosse encarada de forma séria em nosso país, pelo menos 400.000[3] vidas poderiam ser preservadas[4]

O modelo de governo atual vem sendo marcado por atitudes de promoção do ódio, com o incentivo ao uso de armas (“Queremos uma pátria amada e não uma pátria armada”[5]), por uma cultura do racismo, da intolerância religiosa, da inflação, da desvalorização da mulher e da corrupção dos familiares do presidente e ainda por afrontar os outros poderes da republica, ferindo assim as bases da democracia e do modelo republicano da nossa Pátria.

Nós como Organismo formado por leigos e leigas da Igreja Católica do Estado do Rio de Janeiro em comunhão plena com a CNBB[6] com a Mensagem ao Povo Brasileiro da 59ª AG[7] da CNBB, denunciamos também o uso da religião para autopromoção tanto na esfera do Estado do Rio de Janeiro como a nível Federal por parte dos candidatos.

Diante dos fatos devemos responder as seguintes indagações:

1 – Qual é o valor do nosso voto?
2 – Qual a importância do momento que estamos vivendo?

Com estas perguntas pautamos esta carta de repudio a pratica da necropolítica adotada pelos poderes da Republica Brasileira nas três esferas pela omissão ou pela execução de forma direta nos últimos cinco anos e assentimos as cartas dos 450 Padres Católicos e da Pastoral Operária do Regional Leste I para as Eleições 2022.

Convocamos todos os homens e mulheres de boa vontade a dar as mãos contra toda as atitudes do “Anticristo”, que opera na política atual do nosso país. Firmamos nosso compromisso com Estado Democrático de Direito e repudiamos todas as formas de racismo, da barbárie, de violência e todo golpe que possa ferir a democracia.

Para combater as praticas denunciadas nessa carta, se faz necessário que todos nós assumamos a nossa cidadania batismal escolhendo candidatos[8] que apoiem as lutas sociais, que defendam o meio ambiente[9], os indígenas, os quilombolas, os favelados, ribeirinhos, os menos favorecidos e excluídos[10] do sistema financeiro. E principalmente votem em candidatos comprometidos com a transformação da sociedade[11]. Por causa da nossa cidadania Batismal, tenhamos em nossas mentes que a escolha do Governador, do Senador, dos Deputados (estadual e federal) e do Presidente é um compromisso do cristão para com o próximo[12].

Reflitamos que a hora é essa e quem manda é o Povo. Pensemos seriamente, para que não sejamos enganado por falsos profetas.

Que pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil e de São Sebastião Padroeiro do Estado do Rio de Janeiro que o Deus, Uno e Trino nos ajude e nos oriente na hora do voto.

Rio de Janeiro; 26º domingo do tempo Comum, à uma semana das eleições de 2022

Antonio Felix
Presidente Regional

Adhemar Mendonça
Vice-presidente Regional

Daniel Nonato
No serviço da secretaria Regional


Referência :

[ 1] Doc 105 da CNBB Nº 181

[2] Como se morresse 89% da população da cidade de Nova Iguaçu

[3] Como se no Brasil tivesse ido a óbito quatro vezes a população inteira da cidade de Barra do Pirai

[4] Segundo Instituto Oswaldo Cruz

[5] Dom Orlando Brandes Arcebispo de Aparecida na homilia de 12 de outubro de 2021

[6] Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil

[7] Assembléia Geral da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil no 10º Parágrafo de 29 de abril de 2022

[8] Iremos eleger senadores, deputados (federal e estadual), governador e presidente

[9] Inspirados como na Laudato Si – Papa Francisco,

[10] Doc 105 da CNBB numero 179

[11] Romanos 12,2

[12] Mensagem do Papa Francisco para o dia Mundial da Paz de 1º de janeiro de 2019

plugins premium WordPress